Estilos

Yacy saraiva
Yoga Restaurativa

Desta maneira, quando uma pessoa é tomada pela raiva ela se confunde e se torna a raiva, se absorve com a sensação  acreditando que a raiva e ela são a mesma coisa, identificando-se assim com esta flutuação mental. O Yoga prepara e disciplina a mente para que a mesma se mova entre os objetos do desejo, deixando os órgãos dos sentidos sob seu comando, alcançando a tranquilidade.


Professora de Hatha Yoga, formada pela escola Define your Voice, Canadá (certificação internacional pela Yoga Alliance). 
Método de ensino: Yoga Restaurativa, a essência do yoga em sua prática física. Encadeamento estruturado de asanas, ou posturas clássicas do yoga sequenciados com o propósito de restaurar o movimento do corpo, aliviando dores e lesões.
Props ou acessórios como bolster, cinto ou bloco são utilizados durante a prática para ajuste das posturas.
Prática de permanência longa, foco na respiração e movimentos sutis que induzem o aluno a um estado mental mais equilibrado e sereno.
Para quem é destinada a prática: qualquer aluno iniciante ou avançado. Alunos com histórico de lesões musculares, tensões, lesões nas articulações dos joelhos, tornozelos e ombros ou dores na lombar. 
Principais benefícios da prática restaurativa: 
Ameniza as dores do corpo, articulações, musculatura e tensões. Melhora significativa da postura e da capacidade respiratória, além da circulação sanguínea, sistema endócrino e digestivo
Expansão da consciência corporal, flexibilidade e alongamento do corpo. 


 

Conheça o Espaço Yogapada

Ciro Castro
Diretor, Hatha e Vinyasa Yoga

O Yoga, por sua vez, foi compilado e sistematizado pelo sábio indiano Patanjali em um conjunto de aforismos divididos em quatro capítulos que tratam sobre suas características, sua prática, a transformação e desenvolvimento daquele que o pratica, bem como o resultado deste esforço, conhecidos por Yoga Sutra. Outros textos e trabalhos também tratam sobre o tema, mas o Yoga Sutra é certamente o mais seminal. 

Marcelo
Vinyasa Krama

Praticante de yoga desde 2005, conclui sua formação em Hatha Yoga no ano de 2008, na cidade de Florianópolis–SC.
Em 2009 ministra aulas de yoga para portadores de fibromialgia como parte de estudos promovidos peloLaboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina – LAPE–CEFID UDESC.
Interessado pelo modo que a prática atua sobre o sistema endócrino, direciona sua aprendizagem para os efeitos da yoga em pessoas portadoras de diabetes mellitus. Durante esse período conhece a monja Coen sensei e encontra no zazen – a meditação zen-budista – sua prática de Dhyana, e no Dharma de Buda, seu caminho espiritual.
Em 2012 inicia no ViaVidya sua prática de Ashtanga Vinyasa com os professores Alexandre Schmidt e Marcelo Reis. Passa a ter contato com o Vinyasa Krama e reconhece nessa prática uma fonte ilimitada de possibilidades.
Em 2013 conclui sua formação em Yoga Vinyasa Flow com a professora Karime Neder.
Em 2014 se dedica ao aprendizado de Nuad Borarn (massagem Thai) e em 2016 inicia o aprofundamento nos estudos da Ayurveda, a medicina tradicional indiana.
É massoterapeuta e acupunturista formado pela Associação Nacional para o Desenvolvimento da Medicina Oriental – Andemo.


 

Professores

O segundo aforismo do Yoga Sutra de Patanjali, afirma categoricamente: 

“Yoga é a não identificação com a flutuações mentais”
Ou seja, o Yoga ocorre quando o indivíduo não esta a mercê dos desejos dos órgãos dos sentidos (visão, tato, paladar, audição, olfato), apegado à relação entre gostos e aversões que constantemente se apresentam na mente de cada um de nós.

Vale aqui lembrar que a palavra Yoga tradicionalmente sofre muitas interpretações. Comumente é traduzido como “unir, unificar, juntar”. Assim, a prática do Yoga visa criar um estado de consciência com foco ininterrupto em que estamos presentes em nossas ações num fluxo contínuo de pensamento.

Hatha Yoga– Prática tradicional de Yoga, com foco na permanência e estabilidade em cada postura.

Hatha Vinyasa Yoga – Prática que une a estabilidade e firmeza do Hatha Yoga ao dinamismo e fluidez do Vinyasa.

Vinyasa Yoga – Prática dinâmica e fluida, com foco na transição entre as posturas da sequência ministrada.

Yoga Restaurativa– Encadeamento estruturado de asanas, ou posturas clássicas do Yoga sequenciados com o propósito de restaurar o movimento do corpo, aliviando dores e lesões. Props ou acessórios como bolster, cinto ou bloco são utilizados durante a prática para ajuste das posturas. Prática de permanência longa, foco na respiração e movimentos sutis que induzem o aluno a um estado mental mais equilibrado e sereno.


Yoga Terapia ​- A proposta dessa prática é utilizarmos as posturas de Yoga de uma maneira a acessarmos o tecido e os movimentos elásticos do corpo (fáscia). Mesclaremos permanência e movimentos dinâmicos, respiração acelerada e prolongada, movimentos em oposição para ativarmos as expirais do corpo e torções em extensão. Tudo isso com um objetivo final: restaurar a energia do corpo.

Todas as práticas são compostas por mantra, respiração (pranayama), posturas (asana), relaxamento profundo (yoganidra) e meditação (dhyana).


Solicitamos aos praticantes que venham com roupas leves e confortáveis, e tragam seu próprio tapetinho de prática. Evite se alimentar logo antes da prática, se for necessário coma apenas uma fruta ou algo leve. Procure ser pontual e nunca entre calçado no ambiente de prática.

Todos os estilos de Yoga são indicados para todo tipo de pessoa. Porém solicitamos bom senso aos praticantes, sempre respeitando quaisquer limitações que cada um possa apresentar, seja por uma vida sedentária ou por questões de saúde. Abaixo apresentamos breve explanação das práticas:


O que é Yoga?

Com a mente clara é possível presenciar e vivenciar moksha, ou seja, a realização em Si mesmo, o estado de liberdade das aflições humanas, transformando sua consciência em consciência divina.
Existem várias técnicas para se vivenciar o estado de Yoga. O Yoga Sutra apresenta em seus aforismos um caminho de oito passos conhecido por Ashtanga Yoga de Patanjali.

Ciro Castro pratica yoga há mais de quinze anos. Formou-se instrutor através de práticas diárias e cursos intensivos e extensivos com Pedro Kupfer (Uruguai), Camila Reitz (SC), Marta Mollinari (GO), Maurício Wolf (RS), Karin Heuser Wolf (RS), Glória Arieira (RJ), Dharma Mittra (NYC), Matthew Vollmer (Reino Unido), Clayton Horton (EUA), Manju Jois (Índia), dentre outros.
Ministrou aulas nas tradicionais escolas Dhyana Centro de Yoga (Goiânia/GO), Yogashala Centro de Yoga (Florianópolis/SC), Centro do Ser (Florianópolis/SC).
Filiado a Aliança do Yoga já publicou artigos sobre o tema em revistas e sites especializados como a Prana Yoga Journal, Cadernos de Yoga e no site yoga.pro.br.
Já atuou em empresas como Petrobras, ministrou workshops e aulas especiais em cursos de formação em Yoga e palestras em congressos como o Programa Bem-Estar no Trabalho para Oficiais de Justiça do Estado SC.
Foi responsável pelo grupo de estudos de Yoga Sutra e Bhagavad Gita no Yogashala Centro de Yoga (SC) seguindo a tradição do Advaita Vedanta, sob as instruções de Glória Arieira.

RODRIGO LIMA
Hatha Restaurativa, Ashtanga e Terapias

   +55(11)3294-0431  •  Get Directions

Yoga é um darsana, ou seja, um dos seis sistemas que fundamentam o pensamento indiano. Derivada da raiz semântica “drs”, darsana significa em sânscrito “ver, visão, ponto do vista”. Desta maneira Yoga é um ponto de vista sobre os Vedas, o mais antigo registro da cultura da Índia. Os outros cinco darsanas são nyaya, vaisesika, samkhya, mimamsa e vedanta.

 

Nosso fundador Ciro Castro e todos os nossos instrutores estão aqui para ajudar a inspirar você e sua prática.

Como nossos estilos são variados, recomendamos que você experimente diferentes aulas.


Rodrigo Lima aponta o ano de 2007 como o início do seu caminho por aquilo que chamamos de autoconhecimento. A porta de entrada fora a mesma que costuma ser para muitas pessoas: o yoga, no caso particular, o Ashtanga Vinyasa Yoga.
Foram anos de profunda dedicação, disciplina, livros lidos, bate papos filosóficos, outros métodos praticados, mantras, kirtans, viagens, cursos, dezenas de pessoas conhecidas e muitos amigos feitos. Essa etapa se encerrou, cheia de aprendizados, limites do corpo testados, alegrias, dores, desconfortos, euforia e muitas, muitas reflexões. 
Por causa desse período intenso se tornou facilitador de yoga, e junto a essa responsabilidade veio também uma profunda admiração e respeito pelo corpo, suas possibilidades e limites. Aprendeu a deixar a respiração fluir mais solta, a mente se aquietar, a ouvir verdadeiramente o corpo e a deixá-lo ditar suas regras, sem querer impor as vontades, seja a do ego, por satisfação de desejos, seja a de terceiros, lhe conduzindo para um caminho que não é o seu.  
Massoterapeuta, terapeuta craniossacral e estudante de rolfing, mescla seus conhecimentos de corpo humano aos seus ensinamentos de yoga, procurando na fluidez de movimentos e no estímulo das sensações levar seus alunos e clientes a descobrir seus padrões e a partir daí, abrir novas possibilidades para si mesmos.

O Espaço Yogapada é um centro de estudo para o  aprendizado da cultura do Yoga. Aqui você encontrará o ambiente ideal para praticar, estudar e desenvolver sua sabedoria neste vasto universo de conhecimento.