O QUE É YOGA


Yoga é um darsana, ou seja, um dos seis sistemas que fundamentam o pensamento indiano. Derivada da raiz semântica “drs”, darsana significa em sânscrito “ver, visão, ponto do vista”. Desta maneira Yoga é um ponto de vista sobre os Vedas, o mais antigo registro da cultura da Índia. Os outros cinco darsanas são nyaya, vaisesika, samkhya, mimamsa e vedanta.


O segundo aforismo do Yoga Sutra de Patanjali, afirma categoricamente: 


“Yoga é a não identificação com a flutuações mentais”
Ou seja, o Yoga ocorre quando o indivíduo não esta a mercê dos desejos dos órgãos dos sentidos (visão, tato, paladar, audição, olfato), apegado à relação entre gostos e aversões que constantemente se apresentam na mente de cada um de nós.

Desta maneira, quando uma pessoa é tomada pela raiva ela se confunde e se torna a raiva, se absorve com a sensação  acreditando que a raiva e ela são a mesma coisa, identificando-se assim com esta flutuação mental. O Yoga prepara e disciplina a mente para que a mesma se mova entre os objetos do desejo, deixando os órgãos dos sentidos sob seu comando, alcançando a tranquilidade.



ESTILOS DE PRÁTICA


Todos os estilos de Yoga são indicados para todo tipo de pessoa. Porém solicitamos bom senso aos praticantes, sempre respeitando quaisquer limitações que cada um possa apresentar, seja por uma vida sedentária ou por questões de saúde. Abaixo apresentamos breve explanação das práticas:


Hatha Yoga – Prática tradicional de Yoga, com foco na permanência e estabilidade em cada postura.

Hatha Dinâmica – Prática que une a estabilidade e firmeza do Hatha Yoga ao dinamismo e fluidez do Vinyasa.

Vinyasa Yoga – Prática dinâmica e fluida, com foco na transição entre as posturas da sequência ministrada.

Yoga Restaurativa – Encadeamento estruturado de asanas, ou posturas clássicas do Yoga sequenciados com o propósito de restaurar o movimento do corpo, aliviando dores e lesões. Props ou acessórios como bolster, cinto ou bloco são utilizados durante a prática para ajuste das posturas. Prática de permanência longa, foco na respiração e movimentos sutis que induzem o aluno a um estado mental mais equilibrado e sereno.

No projeto #projetoyoganarua Ciro Castro procura abordar as posturas do Yoga, os chamados asana, da mesma maneira que um grafiteiro coloca sua arte no muro. Ou seja, intervindo no ambiente urbano com a sua prática e desta forma trazendo um questionamento sobre a maneira que nos relacionamos nas grandes cidades.

 

Desde 2017 o Projeto Yoga na Rua se expandiu para práticas gratuitas que acontecem com frequência quinzenal aos domingos em São Paulo e em Goiânia todas as quintas feiras no centro cultural Oscar Niemeyer as 19h com a equipe do professor Ciro Castro. Entre em contato para mais informações ou acesse o Instagram do projeto @projetoyoganarua.

Projeto Yoga na Rua 

bem-vindo AO ESPAÇO YOGAPADA!


​No Espaço Yogapada você encontra flexibilidade total de horários e estilos de Yoga. Aqui o aluno pratica na hora que lhe for mais conveniente. Para nós cada detalhe é importante para a construção de um ambiente aconchegante e acolhedor, ideal para o aprendizado do Yoga. Nossa equipe é formada por professores licenciados e experientes, preparados para ministrar de acordo com as tradições do Yoga. Nosso espaço e equipamentos foram desenvolvidos para que o aluno sinta-se a vontade e seguro durante suas práticas. As sete da manha, no horário do almoço ou as oito da noite. De segunda a sábado. Escolha o melhor horário para praticar Yoga e Meditação, Hatha Yoga, Vinyasa, Yoga para Crianças ou Gestante. Desenvolva e evolua suas práticas pessoais no Espaço Yogapada.